PORQUÊ CERTIFICAR


 

A Importância da Certificação

Com a crescente demanda pela interligação de equipamentos digitais em rede, cresce sobre maneira a importância do meio físico encarregado desta interligação. Computadores cada vez mais rápidos, sistemas complexos com dados das mais diversas fontes para as mais variadas aplicações tornando a informação bastante preciosa e portanto, sendo necessário que a sua manipulação seja feita de maneira segura, rápida e eficiente.

Imagine você em sua casa ou escritório, executando um trabalho que muitas vezes demandaria meses de pesquisa e elaboração, sendo feitos em questão de minutos graças a sua capacidade de busca de dados e eficiente manipulação .

Pois são fatores como este que estão impulsionando o mercado de redes corporativas a patamares até bem pouco tempo inimagináveis. Mas o que se procura obter com tudo isto ? Obviamente que as empresas estão procurando uma maior competitividade através do ganho de tempo e maior rapidez nos processos, colocando todos os seus sistemas administrativos , gerenciais e de controle em computadores interligados em redes corporativas , simplificando processos e agilizando as tomadas de decisão, procurando tornar mais mais rápido o atendimento aos seus clientes.

Paradas na Rede

Estando uma empresa com todo o seu sistema administrativo e de controle em rede, a possibilidade de uma parada constitui-se em um verdadeiro pesadelo, não somente pela parada do sistema mas principalmente pelos prejuízos que poderão causar à empresa. Podemos tomar como exemplo uma rede composta de 50 usuários , que sofre uma pane, ficando parada pelo tempo de 1 hora. Para o cálculo aproximado da perda que irá ocorrer para a empresa deveremos calcular o seguinte: ( calcular o salário /hora de cada usuário X 50 ) + ( Avaliar o prejuízo causado pela parada dos processos administrativos) + ( Perdas causadas por negócios não realizados) = PREJUÍZO , que varia segundo o ramo de atuação de cada empresa.

Causas de panes nas Redes

As paradas de redes podem ter várias causas, tais como hardware defeituoso ou software com problemas. Porém 60% das paradas das redes tem como origem o mau funcionamento do sistema de cabeamento tais como cabos com problemas de instalação, tomadas lógicas não conectorizadas corretamente ou patch cords defeituosos, sem contar o fato de que um cabeamento instalado de maneira inadequada poderá não permitir a utilização de tecnologias com maior velocidade como por exemplo tráfego a 1000 Mhz(1GHz). Tudo isto em um item que é responsável por apenas 5% do custo total de uma rede e que portanto, merece a nossa maior atenção.

Certificação: uma necessidade, uma obrigação

Para prevenir estes problemas devemos certificar a rede , isto é usar equipamentos, que avaliam a performance do cabeamento após a sua instalação, assegurando assim o seu pleno funcionamento e consequentemente a performance da rede. Tal procedimento é previsto através da norma EIA/TIA TSB 67, inclusive com o fornecimento de relatórios escritos do desempenho de cada ponto lógico instalado. Se a sua empresa estiver instalando ou irá instalar uma rede corporativa atente para este detalhe que como já vimos, é de fundamental importância. Consulte a Recovery e solicite este tipo de análise.

Liandro Luis Leichtweis
Diretor Técnico




RECOVERY INFORMÁTICA
São Luiz Gonzaga 620 - Guarani
- Novo Hamburgo - RS
Fone: 51 3066 7485 / 3594 7485 - recovery@recoveryinformatica.com.br


© Copyright 2011 - Todos os direitos reservados à Recovery Informatica Ltda

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player